Workshop

Picada Café - RS

5 dicas para afiar o seu machado!

Hoje trago uma reflexão e algumas dicas de como afiar seu machado e tornar seu trabalho duro mais proveitoso!

Quem me conhece e me acompanha a mais tempo já conhece a frase “trabalho duro” que praticamente virou meu jargão durante minhas palestras e workshops Brasil afora.

De fato sou um defensor do trabalho duro, aprendi isso com meu pai e acredito que esse é o meu maior “segredo” na fotografia, trabalhar duro todos os dias!

Mas levei um tempo até entender que somente trabalhar duro não resolve, é preciso também “afiar o machado”.


Afie Sempre o Seu Machado 

Era uma vez um lenhador muito forte que conseguiu um emprego em uma nova madeireira que se instalava na região. O salário era muito bom e as condições de trabalho também.

Por essa razão, o lenhador estava determinado a fazer o seu melhor. 

Seu chefe lhe deu um machado e mostrou-lhe a área onde deveria cortar as árvores.

No primeiro dia, o lenhador cortou 15 árvores.

“Parabéns”, o chefe disse. “Continue com seu trabalho!”

Altamente motivado pelas palavras de seu chefe, o lenhador tentou cortar mais no dia seguinte, porém, ele só conseguiu derrubar dez árvores.

No terceiro dia ele tentou mais ainda, porém ele só foi capaz de derrubar sete árvores.

Dia após dia, ele estava derrubando cada vez menos árvores.

“Eu devo estar perdendo a minha força.” O lenhador pensou.

Ele foi até o patrão e pediu desculpas, dizendo que ele não conseguia entender o que estava acontecendo.

“Quando foi a última vez que você afiou o seu machado?" O chefe perguntou.

“Perdão chefe, não tive tempo para afiar o meu machado. Tenho estado muito ocupado tentando cortar as árvores…”

O seu chefe respondeu: – "A maioria das pessoas costuma pensar que somente o esforço é responsável pelo sucesso. Renovar e reforçar a sua capacidade ao longo do tempo é a chave para o sucesso. Não é só a força que produz o melhor resultado, é preciso ajustar a ferramenta! 

Afie sempre o seu machado."
(Autor Desconhecido).

Depois dessa reflexão entendi que precisava trabalhar duro com inteligência! Então separei 5 dicas de como eu tenho "afiado o meu machado", talvez elas possam te ajudar também:

1. Converse com pessoas diferentes de você

Temos mania de andar sempre com o mesmo clã, falando das mesmas coisas. Fotógrafo está acostumado a falar sobre fotografia, mas lembre-se: antes de sermos fotógrafos, somos seres HUMANOS. Procure conversar com outras pessoas, conhecer e entender outros pontos de vista pois isso nos torna mais completos.

2. Aumente seu repertório

Nosso mundo é muito pequeno comparado ao mundão lá fora! Somos e fotografamos o que vemos, então vamos ver coisas boas! (Já passei por email uma lista com 10 referências bem bacanas, está seguindo elas?).

 

3. Troque de mesa 

Se estiver sentado em uma mesa em que você entende ser o mais “experiente”, é hora de trocar de mesa! Andar com pessoas mais experientes e inteligentes é a forma mais rápida e mágica de evoluirmos!

4. Viaje 

Tenho como regra uma grande viagem por ano, e para conseguir isso trabalho bem duro durante o ano todo. Entendi que viagens para lugares atípicos me engrandecem muito! Esse ano tive a oportunidade de atravessar a Índia de norte a sul com 3 amigos em um “tuk tuk”. 

Mas não é só sobre fazer viagens distantes e incríveis. Dar um rolê no interior da sua cidade, sair sem destino ao invés de ficar sentado em frente à televisão, pode ser uma ótima forma de aumentar o seu mundo e seu repertório.

5. Veja o mundo como uma criança  

Adoro essa frase: “Tábuas de passar roupa são pranchas de surf que pararam de seguir seus sonhos e arrumaram um emprego de adulto”. Ver o mundo de forma mais abstrata deixa minha fotografia mais leve e surpreendente.

A vida de fotógrafo profissional pode ser chata se você ver ela apenas como um trabalho, siga em frente e você será capaz de fazer a diferença na vida das pessoas, quando isso acontecer, será uma eterna prancha de surf!

GRATIDÃO!